sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Turismo em espaço rural tem registado crescimento muito significativo nos Açores



A aposta no Turismo no Espaço Rural, como forma de promover o desenvolvimento local em comunidades rurais e menos desenvolvidas e combater as assimetrias do desenvolvimento, tem vindo a confirmar-se, com o decorrer dos anos, uma opção válida e acertada para o desenvolvimento turístico do Arquipélago, salientou ontem, nas Velas, ilha de S. Jorge, o director regional do Turismo.
Miguel Cymbron, que falava em representação do secretário regional da Economia na sessão de abertura da V Bienal turismo Rural Atlântico, recordou que o Turismo no Espaço Rural tem permitido a criação “de um produto turístico completo e diversificado” tendo por objectivo primordial a preservação, recuperação e valorização do património arquitectónico, histórico, natural e paisagístico das ilhas, promovendo, desta forma, as tradições locais, bem como um complemento financeiro a outras actividades.
Actualmente, destacou o director regional do Turismo, a Região possui 947 camas nesta modalidade de alojamento, representando cerca de 10 % da capacidade total da Região, e ultrapassando o triplo do número de camas existentes em 2000 (308 camas).
Um número de camas, disse, que assume “outra proporção se considerarmos, que correspondem a 128 unidades, espalhadas por todas as ilhas, com excepção da ilha do Corvo”.
“Para que esse desenvolvimento se mantenha, vão continuar a estar disponíveis sistemas de incentivos financeiros, que ao longo destes anos têm apoiado significativamente investimentos de turismo em espaço rural, tanto ao nível do alojamento como da animação turística”, assegurou. 
Por seu turno, para Isabel Teixeira, a vereadora da cultura da autarquia das Velas, o objectivo é que finda as jornadas, a ilha possa ser ainda mais divulgada.
In Rádio Lumena

Sem comentários:

Enviar um comentário