sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Patrão Neves vai a quatro ilhas para discutir problemas do sector leiteiro


A Eurodeputada Patrão Neves inicia hoje, dia 23, um périplo por quatro ilhas Açorianas (São Miguel, Terceira, Faial e São Jorge) que terminará no dia 13 de Novembro para discutir os problemas do sector Leiteiro com a produção e com a indústria. 
Ontem foram votados relatórios na Sessão Plenária do Parlamento Europeu em Estrasburgo com três medidas específicas (280 milhões de euros para ajudas directas aos produtores, regra temporária para o cálculo das compras de quota para resgate e inclusão da OCM do Leite no art• 186 (medidas de urgência).
A Eurodeputada considera que estas “são medidas importantes, mas que se tratam de medidas pontuais e insuficientes para um problema que já adquiriu dimensões estruturais muito sérias”.
“O sector precisa de mecanismos de gestão úteis e eficazes para poder intervir no mercado quando seja necessário, bem ao contrário da linha preconizada pela Comissão Europeia que defende uma linha liberal e desreguladora. Esta crise do sector leiteiro demonstrou factualmente que a OCM do Leite continua a necessitar de instrumentos, nomeadamente o mecanismo das quotas para poder combater desequilíbrios do mercado”, referiu Patrão Neves.
Acerca do périplo, a deputada diz querer que seja “inovador e útil para ambas as partes”, o qual “não se pautará apenas pela tomada de nota sobre os problemas do sector que muitas vezes acabam por não ser transmitidas às autoridades competentes”.
A agenda de trabalhos terá pontos específicos relacionados com as novas medidas aprovadas e com todos os temas que têm vindo a preocupar a produção. As preocupações dos produtores serão compiladas e apresentadas pela própria deputada no gabinete da Comissária de Agricultura, enviadas ao grupo de Alto nível, presidido pelo Director -geral da DG AGRI e utilizadas pela EuroDeputada nos trabalhos Parlamentares.


In Diário dos Açores

Sem comentários:

Enviar um comentário