sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Faz hoje 10 anos após o desastre do voo ATP SP530



O avião ATP "Graciosa" da SATA Air Açores realizava um voo regular entre os aeroportos de Ponta Delgada e das Flores, com escala no Aeroporto da Horta, despenha-se a 11 de Dezembro de 1999, no Pico da Esperança, Ilha de São Jorge, vitimando todos os passageiros e tripulação, num total de 35 vítimas.
O Relatório da Comissão de Inquérito ao acidente divulgado pelo Instituito Nacional de Aviação Civil (sigla INAC) concluiu que o voo foi planeado para uma rota directa ao Aeroporto da Horta, tendo a aeronave efectuado um desvio "sem que a tripulação se apercebesse", até que começou a cruzar a linha da costa Norte da Ilha de São Jorge, onde viria a embater.
A tripulação "estava plenamente convencida" que a aeronave se encontrava sobre o Canal de São Jorge, e a sua atenção estava mais concentrada nas más condições meteológicas da altura. Após soar o alerta de impacto, 3 segundos antes do primeiro impacto, o co-piloto alerta para o facto de estarem "a perder altitude e em cima de São Jorge".
Apesar dos pilotos terem aumentado a potência dos motores, a manobra foi "insuficiente para ultrapassar o obstáculo".
A conclusão do Relatório indica que a falta de respeito pela altitude de segurança, uma "navegação estimada imprecisa" e a "não utilização correcta do radar de tempo" foram as das causas do desastre. As más condições meteorológicas nesse dia - céu muito nublado, vento moderado a forte com turbulência - e a inexistência de meios autónomos de navegação a bordo do avião (por exemplo, uso do GPS), que pudessem determinar a sua posição com rigor, constituíram factores que contribuíram para o acidente. 
In Rádio Lumena

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